Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O estudo da música desenvolve o raciocínio superior

A participação em actividades musicais aumenta a habilidade da criança para aprender matemática básica e leitura, relatam diferentes pesquisas recentes realizadas nos EUA e Alemanha. Os estudantes que participaram em programas de música obtiveram notas significativamente mais altas nos testes padronizados relativamente aos que não participaram. Por outro lado, o estudo de música desenvolve habilidades fundamentais para uma vida bem sucedida, como por exemplo, autodisciplina, capacidade para trabalhar em grupo e facilidade para a resolução de problemas.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Munster, Alemanha, observou que o facto de ter aulas de música na infância aumenta o tamanho do cérebro. A área cerebral que se utiliza para analisar o tom de uma nota musical, por exemplo, é 25% maior nos músicos, em comparação com as de pessoas que nunca tocaram um instrumento. As descobertas indicam que a área cerebral aumenta com a prática e a experiência, pois, quanto mais jovens eram os músicos quando iniciaram o aprendizado musical, maior é essa área em seus cérebros.

Um outro grupo de pesquisadores que estuda a ligação entre música e a inteligência informa que, em crianças, a aprendizagem musical supera a instrução de informática no que se refere ao estímulo das habilidades de raciocínio matemático e ciências.

Essas descobertas foram publicadas numa edição da revista Neurological Research, e são o resultado de dois anos de experiências em crianças em idade pré-escolar, dirigidas pela psicóloga Dra. Frances Rauscher, da Universidade de Wiscosin em Oshkosh, e pelo físico Dr. Gordon Shaw, da Universidade da Califórnia, em Irvine, EUA.

Os seus estudos revolucionários sugerem a forma pela qual a música pode aumentar a habilidade de raciocínio espacial. A experiência incluiu três grupos de crianças em idade pré-escolar. Um grupo recebeu aulas particulares de piano e aulas de canto; um segundo grupo, recebeu lições de informática; o terceiro grupo, não recebeu qualquer treino. As crianças que passaram pelo treino de piano obtiveram resultados 34% mais altos nos testes que mediam as habilidades "têmporo-espaciais", em comparação com os outros grupos. "Têmporo-espacial"é a capacidade de raciocínio proporcional, necessário aos estudos como: proporções, fracções epensamento no espaço e no tempo. Esta evidência sugere que o estudo da música aumenta as funções cerebrais superiores exigidas para aprender matemática, xadrez e engenharia.

As implicações destes e de outros estudos que vêm sendo realizados podem mudar a forma como os educadores consideram actualmente o currículo escolar, incluindo o estudo da música no quotidiano. Cientistas argumentam que, se mais administradores escolares estivessem a par deste tipo de pesquisas, não mudaria apenas o conteúdo dos currículos, mas matérias como língua estrangeira e geometria seriam ministradas mais cedo às crianças; a música e ginástica seriam requisitos diários.


Algumas escolas, como as da linha da Pedagogia Waldorf, já reconhecem esta ideologia desde a sua inauguração há cerca de um século, através do filósofo alemão Rudolf Steiner.
Os alunos iniciam diariamente suas aulas com a prática em conjunto de flauta doce, que contribui também para harmonização do grupo da sala de aula. Utilizam também as formas geométricas para crianças antes mesmo do foco na alfabetização, como forma de preparar a coordenação motora fina para o traçado das letras. A arte dramática inicia-se cedo, com as mais variadas linguagens. A partir do segundo ano, por exemplo, as crianças recebem um verso no início do ano, que terão que declamar para toda a classe uma vez por semana. As artes dramáticas vão evoluindo, onde no oitavo ano, os alunos se preparam por todo o ano para uma apresentação para toda a comunidade escolar de uma peça teatral muito bem estruturada, digna de ser apresentada em qualquer casa de espetáculos culturais. A música e a arte permeiam todo o ensino do currículo pedagógico Waldorf e são a própria base para o desenvolvimento cognitivo e do carácter do aluno.

"A música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro"
disse certa vez Platão. Agora os cientistas sabem o porquê.

Bibliografia: http://musicoterapia-mc.zip.net/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Especialistas começam a construir Casa de Sonhos para crianças autistas

Um grupo de especialistas de saúde mental está a criar um centro de tratamento e investigação para crianças e jovens autistas, com o objectivo de apoiar famílias de todas as classes socioeconómicas. A médica Maria José Vidigal explicou à agência Lusa que a Casa dos Sonhos é um projecto que está a dar os primeiros passos para intervir junto das famílias de crianças com problemas da área do autismo.


Considerada pela especialista como a “doença mais grave da infância”, o autismo precisa ainda de muita análise e investigação.

Neste projecto privado, mas com vertente de solidariedade social, os especialistas não querem privilegiar “uma classe em relação às outras”. “Ainda não temos tudo completamente definido, mas em princípio as famílias pagarão conforme as suas possibilidades. Não queremos excluir ninguém”, refere a médica, que dedicou as suas décadas de trabalho a crianças com estes problemas.
O objectivo é trabalhar com pais de crianças “com inquietações na área da saúde mental”, para fazer “um diagnóstico o mais fino possível”.
Consoante os casos e as idades das crianças e jovens, o centro terá vários tipos de terapia, desde a psicoterapia à terapia da fala, passando pela musicoterapia.
Além do autismo, pretende-se também estudar outros tipos de patologia, incluindo problemas de comportamento.

“É um projecto muito ambicioso”, assume Maria José Vidigal, indicando que a Casa dos Sonhos vem “colmatar uma lacuna, sobretudo na formação dos profissionais mais novos”.
Contra a ideia de que tudo se resolve apenas com medicação, estes especialistas pretendem um “acompanhamento integrado”, recusando sempre que possível ter crianças internadas: “Queremos as crianças nos seus meios familiares e escolares”.
Por agora, a Casa dos Sonhos ainda não tem instalações dignas do nome do projecto, por isso a solução passará por pedir apoios financeiros para a cedência de um espaço em Lisboa que dê corpo a este sonho.

FONTE:
Especialistas começam a construir Casa de Sonhos para crianças autistas - Sociedade - PUBLICO.PT
Imagem acedida em:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTwwwYigLImsSjNS6tSKZCnxWtchYOKUvugZxZz_IRGK-5nGvIjeA


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Expressive Therapies II

All of the arts therapies share features that distinguish them from what has been called “the talking cure” – a primary commitment to expressive action that engages emotions in a direct and physical way; an ability to generate creative energy as a healing force for mind, body, and spirit; and a belief that the creative imagination can find its way through our most perplexing and complex problems and conflicts.


Spoken language has many limits when it comes to communicating the total range of human emotions and experience, and the psychological realization that diverse forms of symbolic expression fulfill basic human needs. Cathy Malchiody uses the term “Expressive therapies” to designate the use of all of the arts in therapy. She define the term as an attempt to build bridges among the modalities and to create a strong new professional area that could participate as a peer with the older and larger disciplines of psychiatry, psychology and social work.

The use of arts in healing has deep and lasting roots in human experience. The original expressive therapists were inspired by visions of what the arts and the creative spirit can bring to the mental health field. The practice of expressive therapies that first took place in mental hospitals and clinics has now expanded to schools, hospices, community centers, disaster relief programs, churches, prisons, courts, cultural institutions, the workplace, and every conceivable setting committed to responding to the creative needs for people. All of a person’s expressive faculties dramatically enacting a conflict can offer insights and solutions that cannot be accessed through more linear verbal discussions. Jung experienced how the process of creation, without reliance on verbal explanation, heals by generating life-enhancing energies that revitalize the soul.

While talk is still the traditional method of exchange in therapy and counseling, practiotioners of expressive therapies know that people also have different expressive styles, one individual may be more visual, another more tactile, and so forth. When therapists are able to include these various expressive capacities in their work with clients, they can more fully enhance each person’s abilities to communicate effectively and authentically. For a child who has limited language, or elderly person who has lost the ability to talk because of a stroke or dementia, or a trauma victim who may be unable to put ideas into speech, expression through art, music, movement or play can be ways to convey oneself without words and may be the primary form of communication in therapy.

The therapeutic use of art, play or sandtray can augment the productive use of imagination, helping the individual discover and develop corrective solutions leading to change, resolution and reparation.


Info at: Malchiodi, C. (2005). Expressive Therapies. New York, The Guilford Press

Image at: http://www.derby.ac.uk/images/dr_5e84a02384b965569a9d001059238aa2.jpg